domingo, julho 10, 2005

Renascença Elvas: uma rádio, três frequências?

Parece que no éter do Alentejo surgiu mais uma frequência fastasma...
Agora, a Renascença Elvas, que habitualmente ocupa os 99.8 (emissor principal) e os 102.3 MHz (micro-cobertura da cidade de Elvas) está também a utilizar uma terceira frequência: 107.1 MHz. Desconhece-se que emissor é este, embora se suspeite que esteja localizado em Vila Boim (Elvas), talvez partilhe o emissor com os 99.8 . Parece que efectivamente, as três frequências estão a operar, facto que causa estranheza: uma rádio usa três frequências para um concelho? Com que razão? Em breve desactivarão umas das "antigas" frequências para dar lugar aos 107.1 ? Se alguém souber o que realmente se passa, entre em contacto com o "Mundo da Rádio". Se algum leitor do blog viver em Elvas e puder confirmar este facto, melhor ainda se for alguém da RR Elvas, entre em contacto com o "Mundo da Rádio" !
Relativamente à cobertura desta nova frequência, posso dizer que decididamente não é nenhuma micro-cobertura, o sinal consegue ser captado inclusivamente em Évora, onde os 99.8 entram comn alguma dificuldade, os 107.1 são sintonizados em condições razoáveis. Ignoro a cobertura no distrito de Portalegre, mas a avaliar pelos 99.8, deverá ser semelhante ou mesmo de melhor qualidade que esta.

Recorde-se que nesta cidade fronteiriça é a segunda vez neste ano que surgem emissores fantasmas. A RDP "abriu" frequências para a Antena 2 e Antena 3 em 93.2 e 101.6 MHz, respectivamente, no início do ano. Agora será a vez da RR?


Tentei contactar a Renascença pelo mail frequencias@rr.pt , mas como tem sido hábito nos últimos tempos, não respondem. Também contactei a RR Elvas (geral@rr-elvas.com), mas até agora, ainda não recebi nenhuma mensagem desta, talvez por ser fim-de-semana.

7 comentários:

Anónimo disse...

POPIOWD

Anónimo disse...

O PROBLEMA É QUE ESSES MENINOS DA RR TEM A MANIA E A COBERTURA DA PRÓPRIA ANACOM ONDE NÃO FALTAM AMIGOS ASSIM COMO NO PRÓPRIO ICS.
TANTO A VOZ DE ELVAS COMO OUTRAS VOZES USAM E ABUSAM DE FREQUÊNCIAS, AS QUAIS NUNCA FORAM A CONCURSO.
SE A RDP AINDA FAZ ALGUM SERVIÇO PÚBLICO A RR LIMITA-SE A FAZER RÁDIO DE PÉSSIMA QUALIDADE A NÍVEL REGIONAL NÃO DEIXANDO DE APROVEITAR-SE COMERCIALMENTE DA CASA MÃE.
SE A IGREJA RESPEITASSE OS PRINCIPIOS QUE DEFENDE ESTAS VOZES DE "LIXO" NÃO EXISTIAM.

tuggaboy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tuggaboy disse...

Entretanto em Elvas temos RFM, sim, mas RR temos só a de Portalegre que nalguns sítios tem pouco sinal (noutros até tem bom sinal) mas que a RR podia resolver com a emissão da Rádio SIM apenas nos 99,8MHz y deixavam a 102,3MHz para a Renascença (y se augmentassem ligeiramente a intensidade de 0,1kW para 0,2kW também seria melhor). Não falemos é da Comercial, rádio dita "nacional" que em Elvas não se recebe porra nenhuma; não só já se recebia mal os 98,9 de Portalegre como ainda por cima temos mais uma das reproduções sem control duma das rádios da RNE 0,1MHz abaixo, nos 98,8MHz; A RNE têm-se multiplicado que nem coelhos. Se aqueles gajos da Comercial não se despacham a por uma freqüência em Elvas para a Comercial daqui a uns tempos já nem podem porque o espectro rádio-eléctrico está pràcticamente todo invadido! Outra coisa que me indignou bastante é a explicação da entidade reguladora de a Cidade FM ser uma rádio local pelo que não poderia emitir acima dos 0,5kW mas no mesmo email disse que a Rádio Portalegre também não tinha que assegurar a cobertura para todo o distrito pois é uma rádio local (mas esta emite a 2kW). Aquela gente não deve saber muito bem o que faz, só pode). A Rádio Elvas é que também podia alugar a antenita dos 104,3 à M80 que nem se recebe graças a um emissor da Cadena 100 y da orografia entre Portalegre y Elvas, sem falar das condições a nível de localização, altura da antena, etc. A Rádio Elvas com a 91,5 desenmerdar-se-ia bem mas como Alentejo é secundário aos senhores de Lisboa..., não é? Y nem se fale em TSF! Para mim a rádio de notícias por excelência que só tinha uma frequência com sinal mau nos 107,4MHz (de Trevim, Lousã, Coímbra) agora nem se recebe graças a mais uma rádio latina cathólica (outra das muitas que surgem - ele é Radio María, Sembrador não sei quê, Radio Vida, enfim)... só à noite às vezes na 105,1 se recebe com sinal médio-fraco mas acho vergonhoso que não se faça nada para não só augmentar as coberturas de grandes rádios como também impedir que outros países interfiram com a recepção de rádios em Portugal.

Luis Carvalho disse...

"Tuggaboy":

Deixe-me esclarecê-lo, rebatendo algumas concepções nos seus comentários:

1 -(essencial): a qualidade de recepção DEPENDE não só da ANTENA como do RECEPTOR utilizado. Um bom receptor deve ter, entre outras características, boa SENSIBILIDADE (capacidade para sintonizar sinais mais fracos), mas também uma SELECTIVIDADE (capacidade para separar emissões em frequências próximas) adequada. Pode crer que, em várias situações, um bom rádio é uma ajuda. Todavia, o uso de uma antena adequada é também importante em situações de recepção mais complicada. Daí que pergunte: que receptor (auto-rádio, aparelhagem Hi-Fi, sintonizador de mesa, rádio portátil, etc.) utiliza?

2 - A ANACOM não admite (salvo raras e muito bem fundamentadas excepções nas rádios nacionais) aumentos de potência. Mas pode ter a certeza que potência não é tudo: pegue no exemplo da Cidade FM (91,6 MHz)e veja como um emissor local de 5 kW em Lisboa (alto do Monsanto, a 200m de altitude) tem dificuldades de cobertura, por exemplo, nalgumas zonas de Almada. Potência ajuda, mas, dependendo das circunstâncias, pode ser preferível um emissor de menor potência situado num local estratégico e a operar numa frequência sujeita a interferências de outras rádios do que um emissor potente mas situado num local sem grande altitude e a emitir numa frequência (91,6) que é "tapada" pela RFM 91,7 Lousã e pela Antena 2 Fóia (Serra de Monchique - 91,5).

Por outro lado, aumentar de potência também implica outras preocupações para as rádios: novos emissores (que custam milhares de Euros), novas antenas de emissão, mas também mais despesa mensal na factura de electricidade! Para emitir com 500 W, uma rádio (pode ser a Rádio Elvas), pagará um "X" ao fornecedor de electricidade. Se passasse a emitir com 1 ou 2 kW, por exemplo, a rádio teria de pagar muito mais de electricidade (não só pela potência contratada, mas também pelo maior CONSUMO).

3 - A Rádio Comercial não se ouve em Elvas?! Num bom rádio ouve-se, pode ter a certeza. E nem o argumento da RNE nos 98,8 convence, porquanto num receptor com boa selectividade os 98,9 se ouvem (embora com bastantes falhas), em estéreo e com RDS em vários pontos da cidade. Sim, não se ouve em boas condições, é certo, mas o cenário não é tão negro quanto o sugerido. Queira reler o ponto 1: que receptor utiliza?

4 - A Rádio Portalegre é para os devidos efeitos uma rádio local do concelho de Portalegre. NÃO É uma rádio distrital. Isto implica que a estação só se pode queixar junto da ANACOM se não se conseguir fazer ouvir bem em todo o concelho de Portalegre. Se não se ouve em Elvas ou tem (hipoteticamente) problemas de recepção em Ponte de Sor ou Castelo de Vide, a estação pouco pode fazer.

De igual modo, a Cidade FM Alentejo é oficialmente uma rádio local do concelho de Redondo. Mas pode crer que 500 W em pleno alto de S. Gens, na Serra de Ossa, fazem-se ouvir bem não só em Estremoz, boa parte de Évora, como em muitos outros concelhos da região. Chega a Elvas com bastantes falhas? Sim, mas, mais uma vez, a Cidade FM NÂO É uma rádio nacional. É sim uma cadeia de rádios locais em Lisboa (91,6), Montijo (106,2), Redondo (97,2), Loulé (99,7), Penacova (99,7), Alcanena (99,3), Amares (104,4), Vale de Cambra (101,0), Vila Nova de Gaia (107,2) e Viseu (102,8 MHz). Se não se ouve bem em Elvas, se não se escuta em perfeitas condições em Setúbal, se nem se ouve na Guarda ou em Viana do Castelo, não pode reclamar.

Luis Carvalho disse...

5 - A TSF é uma rádio regional do Norte do país, com rádios locais em Lisboa, Évora, Faro e Caldas da Rainha. Não se ouve em Elvas, ouve-se mal em Portalegre? Paciência. A não ser que adquira mais rádios locais para complementar a cobertura não há hipótese.

6 - Rádios nacionais em Portugal: Antena 1, Antena 2, Antena 3, RR, RFM e Rádio Comercial. Só estas rádios podem instalar emissores em todo o país alegando falta de cobertura numa ou noutra cidade. Relativamente à Comercial, tinha um projecto para um retransmissor em Elvas, mas foi rejeitado (por qualquer razão) pela ANACOM. Esperemos que insista.

7 - Ao contrário da bandalheira em Espanha, a ANACOM exige (e bem!) o cumprimento da lei. Se uma rádio emite ilegalmente, é silenciada. Se há aumento ilegal de potência, o emissor tem direito a uma visita dos fiscais. A isto chamo eu estado de direito.


Cumprimentos,
Luís Carvalho

LBarrancos disse...

Oh Filipe Tuggaboy! Disseste que a Rádio Comercial não se ouve em Elvas? Então como explicas que até com um smartphone da Samsung com um bom rádio consigo ouvir na Av. de Badajoz. Não se ouve bem mas o problema não é simplesmente a RNE em 98.8 mas o facto dos emissores de Portalegre mal entrarem em Elvas. Aliás, entre a Comercial e a Antena 1 nos 97.9 a diferença de sinal não é significativa. A RNE 98.8 só prejudica consideravelmente a Comercial em certos pontos da avenida, mas nada que impeça a audição da Comercial na via mas também em boa parte da cidade. Na minha aparelhagem, oiço em stereo e com dados RDS. A recepção é especialmemte complicada nas zonas baixas do centro histórico e da Boa Fé, mas se usares um bom rádio ouves a Comercial (sim, repito, muitas vezes sem grande qualidade de recepção, mas, se usares uma antena interior em T (fita) numa aparelhagem) e a orientares (a antena) na direcção de Portalegre, até ouves mais ou menos a Comercial.