segunda-feira, dezembro 25, 2006

Um século de Radiodifusão!

No dia 24 de Dezembro, a radiodifusão sonora comemora um século de existência. Foi na véspera de Natal de 1906 que se ouviu pela primeira vez um programa de rádio. É graças a esta extraordinária invenção da Humanidade (transmissão de som através de ondas hertzianas) que faz sentido manter o nosso site: a rádio é um meio com um século de vida mas ainda bem presente na actualidade. Desde as "velhinhas" Ondas Curtas, Médias e Longas aos modernos DRM, DAB, HD Radio, passando pelo FM, às novas formas de transmissão de conteúdos radiofónicos (satélite, stream online, podcast,etc.) , a rádio vai-se adaptando a novos tempos, novas exigências dos ouvintes e a novas tecnologias que dinamizam o conceito de radiodifusão.

Em nome de todos os ouvintes e entusiastas de rádio, quero agradecer: a cientistas como Heinrich Rudolf Hertz , Guglielmo Marconi , a inventores como o padre brasileiro Landell de Moura, Reginald Aubrey Fessenden; e a outras personalidades que marcaram a História da Humanidade com tecnologias e métodos cuja existência foi essencial para o despertar de um novo meio de comunicação social intimamente ligado ao século XX: a rádio ; e a todos os visitantes e utilizadores do site MundoDaRádio por alimentarem a discussão de questões relacionadas com o meio radiofónico!

O blogue "A Rádio em Portugal ", de Jorge Guimarães Silva, tem um artigo dedicado aos 100 anos da radiodifusão. Porque sem a descoberta das ondas electromagnéticas, não havia rádio, não se inventava a televisão, os telefones sem fio, os telemóveis (hoje tão em voga), as redes Wireless de computadores, etc.

Sem a descoberta das ondas hertzianas, o único meio para transmitir informação à distância continuaria a ser o fio eléctrico...

Sem comentários: