sábado, janeiro 24, 2009

RDPi - Rádio Portugal vai iniciar emissões em DRM:

É oficial: a RDPi vai realizar emissões experimentais em DRM, através do centro emissor de Sines (Portugal) da Pro-Funk GmbH (Deutsche Welle).

Segundo um comunicado na página http://ww1.rtp.pt/programas/index.php?article=2382&visual=4 , a partir do próximo dia 31 de Janeiro, a emissora internacional portuguesa emitirá em modo digital nos fins-de-semana (Sábados e Domingos), entre as 0930 e as 1100 UTC.

Apesar de não estar oficialmente confirmado, pelo menos não havendo qualquer indicação concreta no "site" da RDP, consta que vão utilizar a frequência 9815 kHz para a Europa Central, substituindo a emissão analógica em vigor no horário B08.

De qualquer modo, recordo que, neste horário (0930-11UTC nos fins-de-semana), a RDPi poderá ser escutada na Europa através dos 12020 kHz (0800-1200 UC), para além de todos os restantes horários e frequências referidos no mapa de transmissões para o período B08.

Por outras palavras, as restantes transmissões, não só para a Europa, como para África, Médio Oriente+ Índia, Brasil, Venezuela e América do Norte não deverão sofrer alterações.
Também a emissão para a Europa via Sines, de 2.ª a 6ª feira, 0745-0900, nos 11660 kHz 25m deverá continuar a funcionar em modo analógico, o que significa, repito, que a nova situação apenas poderá afectar a escuta da RDPi na Europa nas manhãs de Sábado e Domingo.


Bom, pergunto-me quantos emigrantes portugueses e luso-descendentes que vivem em países como a França, Suíça, Luxemburgo, entre outros países, terão condições técnicas para usufruir de tal novidade... Enfim, mais uma forma de "queimar kW" tal como fazem muitas outras emissoras internacionais; quando, ironicamente, o interesse "é tanto" que raríssimos são os ouvintes equipados com um receptor compatível com o sistema DRM...

Sem comentários: