sexta-feira, janeiro 01, 2010

Rádios da região Oeste vão retomando as emissões:

As rádios da região Oeste que foram afectadas pelo mau tempo, que destruiu várias torres de emissão, vão tentando retomar as emissões, recorrendo a equipamentos de reserva:

(citação)

«
Rádios da região Oeste retomam emissões após estragos


Várias rádios da região Oeste estão a retomar aos poucos a emissão, depois de estragos elevados nos sistemas de emissões devido à intempérie de quarta-feira que originou interrupções que atinge o quinto dia num dos casos.


A rádio «94 Oeste» (94 FM), com sede no Cadaval e com emissores da Serra do Montejunto, continua sem emitir, afirmou à Lusa o director de programas, João Carlos Costa.



Ficámos com a antena completamente destruída e a torre do emissor desmantelada» devido aos ventos ciclónicos, disse.

O responsável, que disse não ter ainda uma previsão para vir a retomar a emissão, ainda não calculou o valor dos prejuízos.

A «Mais Oeste Rádio» (94.8), com sede em Caldas da Rainha e onde é também director de programas, só conseguiu retomar a emissão domingo à noite.

«Estamos a emitir com metade da potência, por isso para um raio muito menor porque ficámos também sem antena e sem torre de emissão», explicou.

João Carlos Costa disse que o recurso a equipamento provisório permitiu retomar a emissão, de modo a minimizar os prejuízos financeiros.

Neste caso, os prejuízos só com os danos nos equipamentos estão avaliados em pelo menos 50 mil euros.

Também a rádio «Nova Europa» (98.4 FM) [sic](*) de Torres Vedras ficou com a torre emissora, situada na localidade de Serra da Vila, «completamente destruída», estando o prejuízo estimado em 20 mil euros, disse à Lusa o director de programação, Hugo Simões.

Logo após o vendaval, a rádio ficou sem emissão durante um dia e só conseguiu restabelecê-la graças ao recurso a equipamento provisório de menor potência de cobertura.

Além dos prejuízos materiais, as rádios somam outros pelas horas em que estiveram sem emissão e que impediram divulgar as campanhas de publicidade, que neste período festivo do ano são em maior número.

»


Fonte: Diário Digital

(*) - Nota: a frequência correcta é 93,8 MHz, pelo que, obviamente, se trata de um erro da notícia original.



A Rádio Voz de Alenquer também ficou com a torre do emissor principal (93,5 MHz, situado na Serra de Montejunto) completamente destruída, mas já emite novamente, recorrendo a uma antena provisória, com potência reduzida. Refira-se que a microcobertura nos 100,6 MHz não foi afectada, pelo que a rádio esteve sempre audível na vila de Alenquer.

Sem comentários: