quarta-feira, março 23, 2011

Faleceu Artur Agostinho:

Mais uma grande perda para o jornalismo desportivo em Portugal! Artur Agostinho faleceu ontem aos 90 anos. Nome incontornável da divulgação desportiva em Portugal, mas também actor e escritor que se manteve em actividade até que a saúde o traiu, Artur Agostinho iniciou a sua actividade radiofónica na então Emissora Nacional, marcando para sempre o relato futebolístico na rádio portuguesa. Passando pelo departamento de desporto da Rádio Renascença nos anos 80, Artur Agostinho também se destacou na televisão com vários programas, incluindo séries e telenovelas, mas também em vários filmes.

Atrever-me-ia a dizer que falar de rádio em Portugal sem falar de Artur Agostinho é tarefa quase impossível, tendo em conta a invulgar capacidade de comunicação e conhecimento desportivo, que marcou gerações de ouvintes, além de certamente influenciar positivamente muitos profissionais da rádio que lhe sucederam.

Sem dúvida que a sua morte é uma enorme perda para a cultura em Portugal, não obstante a sua memória se perpetuar por gerações e gerações, que hão-de recordar sempre o homem que imortalizou explêndidos relatos de futebol na rádio portuguesa, sem prejuízo das restantes qualidades artísticas deste Senhor da comunicação social. Que descanse em paz.

À família enlutada (e aos amigos de Artur Agostinho), apresento as minhas condolências.


 **Este texto não foi escrito ao abrigo do "Acordo" Ortográfico**

Sem comentários: