segunda-feira, fevereiro 11, 2013

João Chaves abandona o grupo r/com:

Pode-se dizer que o "timoneiro" abandona o navio. Um grande comunicador da rádio despediu-se recentemente dos ouvintes num programa realizado continuamente há 27 anos.

João Chaves deixa o "Oceano Pacífico" da RFM por decisão pessoal. Não obstante o formato ter-se, infelizmente, transfigurado numa "playlist" repetitiva, há que reconhecer o mérito de um dos poucos programas de autor que sobrevivem ao tempo. Independentemente do gosto musical de cada um, realizar centenas, se não, milhares de programas desde o mês de Dezembro de 1984 até ao princípio de Fevereiro de 2013 é obra! Não tenho dúvidas que a voz calma e agradável do João Chaves marcou gerações de ouvintes ao longo de mais de um quarto de século.

É certo que, como referi, o brilho de outrora eclipsou-se com o recurso a uma "playlist" formatada onde o locutor é quase obrigado a aceitar as "ordens" do computador. Longe vão os tempos em que o "Oceano Pacífico" era feito totalmente com discos de vinil, criteriosamente seleccionados pelo João Chaves... Mas admito que a companhia nocturna ao som da voz do João Chaves até era agradável. A partir de agora, o programa é realizado pelo Marcos André, animador que, aliás, regressa ao formato.


Ao João Chaves, em poucas palavras, muito obrigado e boa sorte!

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Caro! O Timoneiro abandona o barco! O Comandante abandona o navio!

E ainda uma outra observação! O Timoneiro abandona a embarcação - e não o barco! Mas como a gíria popular lhe chama de barco é aceite como correcta a frase.

Mas tudo isto é apenas uma sugestão!