segunda-feira, março 04, 2013

Rádio XL Romântica troca de frequência com a Rádio Voz de Santo Tirso

A acreditar nas declarações proferidas num tópico do "Fórum Ondas da Rádio" e nas últimas intervenções da Rádio Voz de Santo Tirso no "Facebook", a Rádio XL Romântica (Vila do Conde; ex- Rádio Foz do Ave), que emitia nos 88,6 MHz, trocou de frequência com a Rádio Voz de Santo Tirso (98,4 MHz). Assim, o operador vilacondense emite desde hoje nos 98,4 MHz com 2 kW P.A.R., enquanto que a RVST continua a operar com 400 W, mas agora nos 88,6 MHz.

As mesmas fontes revelam que a RVST emite RDS [PS: "RVSTIRSO"] nos 88,6, enquanto que a XL Romântica não activou ainda esta funcionalidade. Aparentemente, a XL emite em mono, apesar do piloto estéreo. Crê-se que o objectivo da troca será a melhoria das condições de recepção da XL Romântica no Grande Porto, já que os 88,6 MHz são pressionados pela NFM nos 88,4 MHz Monte da Virgem, especialmente em receptores de selectividade medíocre, enquanto que os 98,4 são uma frequência mais "limpa".

Esta não é a primeira vez que duas rádios locais do Grande Porto trocam de frequência por forma a melhorar a recepção de uma delas em detrimento da outra: o precedente foi aberto quando a então Rádio Lidador/actual Rádio Sim-Porto e a Vodafone FM (ambas licenciadas para o concelho da Maia) efectuaram uma operação semelhante, colocando esta última nos 94,3 MHz e migrando a Lidador (mais tarde Rádio 5 e Rádio Sim - Porto) para os 100,8 MHz.

1 comentário:

Unknown disse...

PEDIA QUE PASSASSEM MUSICA DE JAZZ, POIS EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE JAZZ ( JAZZ ROMANTICO ), POIS SERIA UMA MAIS VALIA PARA A V/ RADIO, POIS COMO EU EXISTEM OUTROS OUVINTES QUE TAMBÉM DEVERIAM GOSTAR E EU TAMBÉM PASSAVA A TER A V/ RADIO ( XL ROMANTICA 98.4 ) COMO UMA DAS PREFERIDAS. GOSTARIA QUE ATENDESSEM O M/ PEDIDO. O M/ MAIL É:ajoaquimribeiro@hotmail.com.