domingo, maio 14, 2017

13 de Maio de 2017: o dia em que a rádio em Portugal não descansa!

Fátima, futebol e festival (da Eurovisão). Três razões pelas quais o dia 13 de Maio de 2017 fica para a História de Portugal como o dia da coincidência de três grandes eventos que mobilizaram os portugueses. E a rádio não ficou de fora.

Desde a tarde do dia 12 que a Antena 1, a Rádio Renascença (incluindo a Rádio Sim) e a TSF, acompanharam em permanência a visita do Papa Francisco a Fátima. Como seria de esperar, o profissionalismo da emissora católica portuguesa foi irrepreensível, todavia a cobertura radiofónica feita pela Antena 1 e a TSF revelou-se muito boa.

Terminadas as cerimónias no Santuário de Fátima e o regresso do Sumo Pontífice ao Vaticano, as rádios viraram-se para a tarde desportiva,  O som da vitória do Sport Lisboa e Benfica frente ao Vitória de Guimarães entrou pelos microfones das três rádios, chegando a milhares de ouvintes. As celebrações do "tetra" não deram descanso aos jornalistas.

Se dois eventos de grande dimensão humana não bastavam, a cereja em cima do bolo tinha de vir de noite. Não obstante o Festival da Eurovisão ser um formato claramente televisivo, a rádio, em especial a Antena 1, não ficou indiferente à vitória do Salvador Sobral, tendo entrevistado telefonicamente o cantor.

Permitam-me que adapte um conhecido slogan de uma rádio: «tudo o que se passa, passa, passa nas rádios portuguesas ».

Sem comentários: